O CALÓTIPO - PARTE I
Figura 1: William Henry Fox Talbot,"Árvore de carvalho no inverno", Lacock, c.1842-43, Negativo em calótipo e positivo em papel Salgado. Disponível em: <https://www.bl.uk/collection-items/invention-of-photography>. Acesso em: 10/04/19
Em 1833, William Henry Fox Talbot (1800-1877) criou um método fotográfico à partir de pesquisas para capturar imagens com a ajuda da câmara escura. É considerado o inventor do primeiro negativo em papel da história da fotografia. Esse método foi batizado de calótipo, tendo sido mais bem sucedido como meio de expressão individual do que comercial. A simples ideia um negativo poder reproduzir inúmeras imagens em papel era inovador, considerando que neste momento o único método fotográfico disponível era a daguerreotipia, que não permitia a realização de cópias fotográficas. Deste modo, o calótipo vem a ser um modo versátil e barato de reprodução fotográfica, sem deixar de lado a beleza da imagem.
Pelo fato de ser um processo que captava imagens em papel, o calótipo apresenta algumas falhas, uma delas era o demorado tempo de exposição, a outra era a qualidade da imagem que nem sempre apresentava a riqueza de detalhes encontrada nos daguerreótipos.
O patenteamento do calótipo contribuiu para a sua adoção pelos fotógrafos profissionais, ainda que de forma lenta. Este método permitiu a produção das imagens mais cativantes das primeiras décadas da fotografia, período também onde muitos amadores buscaram se expressar através do calótipo.
Figura 2: William Henry Fox Talbot,"Coluna de Nelson em construção",1844, cópia em papel salgado a partir de negativo de papel.. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/culture/culturepicturegalleries/5977281/Points-of-View-Capturing-the-19th-Century-photographs-of-the-1800s-at-the-British-Library.html?image=3>.
Acesso em: 10/04/19
Um dos exemplos mais significativos desse período é a fotografia “coluna de Nelson em construção”, (Figura 2), realizada por Talbot em 1844. A imagem reflete suas preocupações sobre questões socioeconômicas da época, e mostra com nitidez uma riqueza de detalhes em textos escritos que até então eram impossíveis de serem capturados.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
_ HACKING, Juliet. "Tudo sobre Fotografia". Rio de Janeiro: Sextante, 2012, pg.42-45
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