Gioconda Rizzo;
Fotógrafa paulistana, foi pioneira na execução de fotos-jóias em porcelana e esmalte. Inspirada pelo pai, fotógrafo e dono do ateliê Rizzo, Gioconda é considerada a primeira mulher brasileira a ter fotos profissionais no país.
“Fotografia é uma coisa maravilhosa, que a gente tira o retrato quando era criança e depois quando é velho está vendo a figura dele quando era criança, é uma coisa maravilhosa. É muito bonito!”
- Gioconda Rizzo, 2002
Yolanda Pereira, Miss Universo, sob as lentes de Gioconda Rizzo. Disponível em: <https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=26902> acesso em 12 de abril de 2023
Começou a fotografar aos 14 anos e em 1914 abriu seu próprio estúdio, o Photo Femina, rompendo os padrões da época e chamando a atenção das damas da alta sociedade paulistana. Criou um novo padrão de enquadramento para retratos femininos. Ao invés da fotografia de corpo inteiro em pé ou sentada, ela enquadrava apenas o rosto, o colo e os ombros de suas clientes.
Mas encerrou suas atividades prematuramente por volta de 1916 após Vicente, irmão de Gioconda, identificar e relatar ao pai que entre a clientela da irmã estavam algumas cortesãs polonesas e francesas.
Com o fim do Photo Femina, Gioconda voltou a atuar como assistente fotográfica no estúdio da família Rizzo. Alguns anos mais tarde, se casou com Onofre Pasqualucci, com quem teve sua única filha, Wanda. Ela continuou a aprimorar sua técnica fotográfica e aprendeu a desenvolver artesanalmente peças de porcelana com fotografias impressas. E é com esta técnica de impressão, que Gioconda garantiu o sustento de sua família após ficar viúva em 1935.
Gioconda permaneceu trabalhando com fotografia até meados da década de sentar. Ela faleceu em 2004, aos 106 1960, quando decidiu se apoanos de idade.
Gioconda Rizzo fotografada por Maira Soares, em 2003. Disponível em: <https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=26902> acesso em 12 de abril de 2023
“Por que eu nunca ouvi falar de Gioconda Rizzo?” ou “Por que é tão difícil encontrar o trabalho de Gioconda Rizzo?”
Dentre as inúmeras justificativas, podemos destacar que o trabalho fotográfico de Gioconda Rizzo enquanto mulher fotógrafa ficou à sombra da sociedade rígida e machista do início do Século XX. Infelizmente, naquele período não se buscava criar memória sobre o trabalho fotográfico feminino.
Por ser considerado um “trabalho menor”, houveram poucos registros oficiais sobre suas atuações profissionais e um péssimo armazenamento do material produzido.
Vale lembrar que Gioconda Rizzo é considerada a primeira fotógrafa brasileira e a primeira mulher a gerir seu próprio estúdio fotográfico no país, mas com certeza ela não foi a única. Muitas mulheres contemporâneas à Gioconda fotografavam e atuavam como assistentes, mas não tiveram seu trabalho e contribuição reconhecidos.
IMAGENS COMPLEMENTARES;
Zeze Leone (Miss Brasil) com o colo e ombros à mostra, pelo olhar de Gioconda. Fotografia: Reprodução - Gioconda Rizzo. Disponível em: <https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=26902> acesso em 12 de abril de 2023
Fachada do estúdio Rizzo Photographia Central (de Michele Rizzo) no último andar do prédio. Disponível em: <https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=26902> acesso em 12 de abril de 2023
Retratos do Femina :
(Todas as fotografias de autoria de Gioconda Rizzo, apresentadas neste tópico, são integrantes do acervo da família Rizzo. )
Wanda Massucci, sobrinha da famosa harpista italiana Olga Massucci , oferece indícios de pertencer a um ensaio fotográfico realizado, provavelmente, com a finalidade de participar da Galeria d’A Formiga da Revista A Cigarra (secção infantil da revista, que divulgava textos para crianças entremeados por retratos dos filhos dos notáveis da sociedade) e a imagem se encontra reproduzida no exemplar de 31/12/1914 da revista
referência bibliográfica:
- https://brasilianafotografica.bn.gov.br/ acesso em 12 de abril de 2023
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